Reunião em Mateus Leme

Sind-Saúde/MG inicia atuação no município de Mateus Leme

Após reunir com trabalhadores, sindicato se reúne com gestão para discutir melhorias para

trabalhadores e usuários.

editada3

Na última sexta-feira (2 de fevereiro), atendendo à solicitação dos trabalhadores da saúde do município de Mateus Leme, a direção do Sind-Saúde/MG se reuniu com os mesmos para tratar de problemas vivenciados dentro da unidade filantrópica Hospital Santa Terezinha. O sindicato, ao ouvir os trabalhadores, logo constatou que se tratava de uma grave situação que fere, inclusive, às leis trabalhistas. Uma gestão filantrópica que submete os trabalhadores à grande precariedade nas condições de trabalho e, pior que isso, é irresponsável com o pagamento do servidor.  Houve relato de trabalhadores que não recebem salários desde o mês de outubro de 2017. editada1

Por se tratar de uma unidade privada e a atuação do Sind-Saúde/MG estar restrita ao funcionalismo público, a entidade se comprometeu em mediar a conversa entre trabalhadores e gestão em busca de melhores condições de trabalho e, de imediato, dar encaminhamento nas demandas que forem percebidas ao alcance. Após a reunião, recebemos ainda no final de semana um comunicado da prefeitura da cidade, convidando Sind-Saúde/MG, para reunião na próxima segunda (ocorrida hoje).

Na reunião, que contou com a presença de representantes da comunidade, secretário de saúde, sindicato e gestão municipal, o prefeito, Júlio Fares, informou que o repasse da prefeitura à instituição é feito de acordo com a realização das cirurgias pactuadas.  O último repasse foi de 503 mil reais, referente a 470 cirurgias, aproximadamente. Ainda segundo o secretário, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do município realiza cerca de 6.800 atendimentos/mês e para diminuir a sobrecarga da mesma, está sendo inaugurada uma unidade suporte no município na próxima semana.

editada2

Um trabalho que visa desafogar o ambiente de trabalho da saúde municipal e principalmente ampliar o acesso e rapidez na realização de procedimentos para os usuários. Já que o  município conta com uma população de cerca 33 mil habitantes e atende ainda, à demanda dos municípios vizinhos.

A gestão municipal relatou dificuldades decorrentes dos atrasos nos repasses que deveriam ser feitos pelo governo estadual, que tem obrigado a gestão à cobrir o gasto municipal apenas com a sua própria arrecadação. Outro ponto discutido foi o déficit no atendimento materno-infantil da cidade, que tem trazido tantas mulheres gestantes para a capital (Hospital Sofia Feldman) em busca de atendimento. Segundo o secretário, o Hospital Santa Terezinha conta com toda a infra-estrutura  necessária para atender à demanda e no entanto o setor se encontra desativado.

O prefeito relatou ainda que são inúmeros os casos onde os pacientes recorrem a Belo Horizonte como alternativa para consultas e exames, e a prefeitura termina por se onerar ainda mais com as despesas de deslocamento de pessoal. Problema este, que poderia ser sanado com o investimento em um hospital municipal. A cidade, que conta com um conselho municipal, se mostrou aberta à proposta do Sind-Saúde/MG, de criação de uma Mesa Municipal de Negociações do SUS. A pedido da gestão, a implementação será acompanhada pela diretora Neuza Freitas por compor também a Mesa Estadual de Negociações do SUS, e poder facilitar a implementação.

Encaminhamentos:

– Trabalhar junto à Mesa Estadual de Negociações do SUS para a criação da Mesa Municipal.

– Buscar capacitação e treinamento para toda a equipe da saúde no município, inclusive para atenção básica (ACEs e ACSs).

– Buscar mediação parlamentar para ampliar a parceria com o governo do estado.

– Acompanhamento do desenvolvimento das ações pelo Sind-Saúde/MG e CUT/MG.