Reunião Conselho Nacional de Saúde

Sind-Saúde/MG se reúne com CNS para discutir questões da saúde

eni e renato

O Sind-Saúde/MG participou nessa quarta (05/11) e quinta-feira (6/11), na representação da CNTSS – CUT e Morhan, das reuniões do Conselho Nacional de Saúde em Brasília. Um dos principais pontos abordados nas reuniões foi a questão da alimentação saudável como forma de prevenção de doenças, para isso foi lançado o Guia Alimentar para o Brasil. O guia será distribuído por todo o país entre secretarias de saúde e conta com um conjunto de informações e recomendações sobre a escolha, preparo e consumo de alimentos. É considerado um instrumento de educação alimentar para promover a saúde da sociedade brasileira.

Além disso, outro importante tópico discutido pelo Conselho foi a questão da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Criança (PNAISC), que tem como objetivo promover e proteger a saúde da criança, desde a gestação até os 9 anos de vida, dando atenção especial à primeira infância e a populações de maior vulnerabilidade. A PNAISC visa a redução da morbimortalidade e a contribuição para um ambiente que facilite a vida com condições dignas de existência e pleno desenvolvimento. A Política foi aprovada por unanimidade no Conselho e ficou definido que a Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e a Comissão de Atenção Integral à Saúde da Criança do Adolescente e Jovens (CIASAJ) ficarão encarregadas de aferir como as diretrizes da política estão em consonância com as demais politicas do SUS.

cns

Algumas doenças também foram discutidas pelo conselho, como problemas renais, lúpus, anemia falciforme, entre outras. No caso do câncer, foi recomendado pelo conselho que o Ministério da Saúde intensifique as ações necessárias, juntamente às Secretarias Estaduais e Municipais, para que seja garantido o cumprimento da Lei Federal 12.732/12 que determina que o prazo limite para início do tratamento a partir do laudo é de 60 dias. Nesse aspecto foi debatida a importância do diagnóstico precoce e também do início do tratamento com rapidez para o aumento do índice de cura dos pacientes. Foi apresentada uma pesquisa que mostra que muitos pacientes só iniciam o tratamento após 1 ano do primeiro diagnóstico, o que aumenta a taxa de mortalidade em decorrência da doença.

A saúde do trabalhador também foi tema discutido pelo Conselho, foi apresentada a programação da 4º Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, que terá abertura no dia 15 de dezembro de 2014, e contará com debates, oficinas, Plenárias e Diálogos Temáticos.