Reivindicações do HCM

Trabalhadores solicitam adicional de emergência, melhoria das condições de trabalho e aumento do número de funcionários

DSC06786 2

Trabalhadores de diversas categorias profissionais do Hospital Cristiano Machado (HCM), em Sabará, se reuniram em assembleia realizada nesta terça-feira (05) e denunciaram os problemas com os quais estão convivendo diariamente, como sobrecarga de trabalho, falta de equipamentos básicos – como cadeira de banho, armário e uniforme -, comida de má qualidade e não inclusão do Hospital no Decreto que indica as unidades cujos servidores receberão adicional de emergência.

Os diretores do Sind-Saúde, Lúcia Barcelos, Neuza Freitas e Ronaldo de Matos e a delegada sindical do HCM, Luciana Silva conduziram a assembleia e esclareceram aos trabalhadores alguns pontos como a mudança da nomenclatura da insalubridade para Gratificação de Risco à Saúde (GRS) e a necessidade de cobrar da gestão maior divulgação da forma como a avaliação de desempenho é realizada.

Com relação à opção pela redução da jornada para 30 horas semanais, o Sind-Saúde repassou a informação dada pela Fhemig e pelo secretário-adjunto de que haverá uma reunião da Câmara Técnica em março e logo após deverá ser autorizada a criação de novos cargos por meio de concurso para que a redução seja feita sem que os atendimentos sejam comprometidos. Já faz mais de um ano que o Sindicato cobra que a Fhemig solicite ao governo a realização de um concurso. Atualmente, a Fhemig tem a necessidade de 1993 cargos.

Adicional de emergência

Os trabalhadores do HCM reivindicam a inclusão dessa importante unidade para o recebimento do adicional de emergência, visto que também lidam a todo momento com atendimentos emergenciais. Foi retirada uma comissão de trabalhadores para acompanhar as reuniões de negociação com a gestão sobre este ponto.