Quinto dia de Ocupação na Fhemig

Ocupação na Fhemig permanece e trabalhadores intensificam mobilização

01-06-OcupacaoFhemig2

Trabalhadores da Administração Central da Fhemig estão em ocupação dentro da Fundação Hospitalar de Minas Gerais, desde a última quinta-feira, (02/01). O motivo se deu pelo corte da alimentação dos trabalhadores na Administração Central. Os servidores se reuniram na porta da Fundação, onde em ato simbólico bateram canecas e colheres e logo após ocuparam o prédio, onde permanecem até o momento, completando o 5º dia de ocupação.

Segundo diretores do sindicato que estão presentes no local, o segundo dia de ocupação foi de muito pânico, após a forte chuva ter inundado todo o terceiro andar da Fundação. Trabalhadores alegam que tiveram que puxar a água e tiveram todos os seus pertences molhados, como colchonetes, roupas, bolsas e etc…

Para a diretora do Sind-Saúde, Neuza Freitas, a situação é caótica e absurda. Visto que o presidente se encontra em outra cidade e não dá nenhuma posição. “Enquanto o presidente da Fhemig e o chefe de gabinete abandonaram o prédio da Administração Central para não negociar com os trabalhadores porque tiraram a comida deles, agora a noite a Fhemig está toda alagada, com risco de curto circuito, inclusive a água do terceiro andar já está invadindo o segundo andar, nós estamos ocupados aqui sob ameaças constantes da gestão da Fhemig estamos até expostos a riscos. Se necessário chamaremos a polícia, os bombeiros e até a defesa civil”, alegou a diretora.

Uma trabalhadora externou sua indignação por ações arbitrárias cometidas pelo presidente da Fundação, Fábio Bacheretti, alegando manobras para colocar servidores contra os outros.

“Colocou uma nota na Intranet, jogando as unidades assistenciais contra o movimento, alegando que deles não irão tirar, justamente porque sabe que a ADC nunca participou de movimento e as unidades possuem uma certa distância, ou seja, jogando servidor contra o outro, porém sabemos que é mentira, a ADC é só o início”!

Outras denúncias também vieram à tona com relação ao estado em que o prédio da Fhemig se encontra, além das goteiras que alagaram o prédio, há também danificação do vestiário dos trabalhadores da Administração Central. Sem condições e estrutura para trabalhar.

Para Neuza Freitas, esse absurdo não pode permanecer. “Além de todos esses problemas no prédio da Fhemig, os trabalhadores ainda ficarão sem sua alimentação no local de trabalho? Não iremos aceitar”!

No quarto dia de ocupação, onde estão acampados desde quinta-feira (02/01). A representante da SEPLAG entrou em contato propondo uma reunião para segunda-feira, (06/01) na Cidade Administrativa, com representantes do Sind-Saúde e uma comissão de trabalhadores, convocando também o presidente da FHEMIG.

No entanto, a proposta do sindicato é que a reunião ocorra no prédio da FHEMIG. Sendo, portanto, solicitado a reivindicação.
A reunião estava condicionada à desocupação, mas os trabalhadores não estão com suas canecas revoltadas para conseguir uma reunião e sim revogar a decisão do corte da alimentação. Os trabalhadores estão com fôlego para continuar a ocupação e exigem que a decisão seja revogada imediatamente.

01-06-OcupacaoFhemig1