Plenária para Congresso da CUT

Sind-Saúde se prepara para participar do 12º Congresso Estadual da CUT e elege delegados(as)

foto site Plenária1

Na última sexta-feira, 24 de julho, trabalhadores(as) do Sind-Saúde participaram de uma plenária, realizada no Sindibel, para eleger os(as) 14 delegados(as) e os(as) observadores que irão representar o Sindicato no 12º Congresso Estadual da CUT (Central Única dos Trabalhadores). O Congresso será realizado no próximo mês, entre os dias 28 e 30 de agosto.

A plenária teve como convidado o secretário-geral da CUT Minas, Jairo Nogueira Filho, que apresentou uma análise de conjuntura do momento político e fez um panorama das agendas de luta contra o ajuste fiscal.

Para além da indicação de delegados(as), também  foram indicados dois nomes do Sind-Saúde para compor a direção da CUT Estadual. Neuza Freitas e Paulo Carvalho foram eleitos para a gestão dos próximos quatro anos.

A plenária foi um espaço para aprofundar o debate sobre o papel do Sindicato no Congresso e a importância de seguir construindo a CUT como instrumento de luta da classe trabalhadora.  Um dos temas mais abordados foi a defesa do SUS e a tarefa de levar essa pauta para o Congresso, denunciando, inclusive, os entraves para o fortalecimento da saúde pública, como os interesses mercadológicos por trás dos planos de saúde. Também foi apontada a necessidade de construir uma comunicação alternativa, que aborde a realidade dentro das perspectivas dos(as) trabalhadores(as).

Foi aprovada a construção de um documento-tese, que será apresentado ao Congresso, com o objetivo de levar às demais entidades um debate qualificado sobre os avanços e desafios do SUS e das condições de trabalho dos(as) servidores(as) da Saúde do estado de Minas Gerais.

foto site Plenária2