Onda de violência em Betim

Sind-Saúde Núcleo Regional Betim pede medidas de seguranças nas unidades de saúde

Betim MP23 08

O Sind-Saúde/MG – Núcleo Regional Betim, representado pelas diretoras Conceição Pimenta e Yara Diniz, estiveram em reunião agendada pelo Ministério Público de Betim, juntamente com o promotor do Município Dr. Fabiano Mendes, no dia 23 de agosto de 2019, para tratar das condições de segurança nas unidades de saúde.

Por se tratar de uma questão de relevância social, o sindicato vem há muito tempo protocolando junto a promotoria do município, denuncias em relação a questão de segurança e violência nas unidades. Em 2017, o município de Betim registrou vários episódios de violência e arrombamentos nas unidades, onde trabalhadores e usuários foram acometidos e abordados até com arma de fogo.

As diretoras do Sind-Saúde/MG – Núcleo Regional Betim informaram que os episódios de violência foram oficiados junto a Câmara de Vereadores, mas não obtiveram êxito e nem retorno. Relataram ainda que, na UAI Teresópolis, só foi possível garantir a guarda municipal 24 horas devido há mobilização dos trabalhadores junto com o Sind-Saúde/MG – Núcleo Regional Betim, mas que é preciso discutir a segurança em todas as unidades do município junto à população.

O Sind-Saúde/MG – Núcleo Regional Betim entende que estas questões têm que ser debatidas com o conjunto: sociedade, movimentos sociais, conselhos de classe e sindicatos, sendo necessário um maior envolvimento do Legislativo e Executivo do município para o enfretamento da questão.