Ocupa Ministério

Luta em defesa do SUS leva à ocupação de prédio do Ministério da Saúde em BH

Povo prepara ocupação

Belo Horizonte entrou na luta em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) nesta sexta-feira, 03/06. A partir da tarde de hoje, manifestantes ocupam  o prédio do Ministério da Saúde, sede da Fundação Nacional da Saúde, na rua Espírito Santo, por tempo indeterminado.

A ocupação está sendo feita por membros de movimentos estudantis, sociais e sindicais que pretendem resistir ao desmonte do SUS anunciado pelo ministro da Saúde e colocado em prática com a determinação do governo interino de Michel Temer de por fim à obrigação constitucional de investimento na saúde.

Para os manifestantes, as ameaças contra o SUS já admitidas pelo Governo são suficientes indicações de que as ameaças são reais e justificam a urgência do movimento de resistência nas ruas e em ocupações de prédios do Ministério da Saúde.

Fica Dilma Fica SUS

Como explica a médica sanitarista Maria Angélica de Sales Dias, do Observatório de Saúde Urbana da UFMG, há interesses capitalistas claros na redução do investimento em saúde. Segundo ela, a ideia de diminuir o tamanho do SUS, como sugeriu o ministro da saúde de Temer, deverá ser levada adiante restringindo o financiamento de forma a reduzir a integralidade e a universalidade dos serviços. “Vão fazer isso de forma que cada vez menos pessoas sejam atendidas”, explica.

Cartazes 1

Se o SUS diminui de tamanho, adivinha quem é que cresce no Brasil? A resposta é óbvia, os planos de saúde privados. Não foi por acaso que o ministro da saúde do governo golpista é um deputado que teve a campanha eleitoral financiada pelos planos de saúde. Para não deixar dúvidas de quem ele representa, o ministro afirmou que o não é tarefa do Ministério da Saúde fiscalizar os planos de saúde.

Dito e feito, nesta sexta-feira, enquanto o prédio do Ministério da Saúde era ocupado em Belo Horizonte, a imprensa divulgava a autorização de aumento dos planos de saúde em 13,5%, acima da inflação. Alguém tem dúvida de quais serão os beneficiados do governo golpista?