Municipalizados passam a ter direitos

Fruto de reivindicação do Sindicato, auxílio-alimentação e transporte serão pagos integralmente aos servidores cedidos aos municípios

consulta-diario

“Pago para ir trabalhar”. Essa era frase comum entre os municipalizados da saúde que recebiam desde 1999 o mesmo valor da passagem: R$0,90 por condução. A passagem quadriplicou e centenas de servidores que foram cedidos do Estado aos municípios ficaram a margem dos reajustes no auxilio. A luta antiga dos municipalizados e do Sind-Saúde/MG teve o primeiro reconhecimento da discriminação. Publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (16/05) deliberação que reajusta tanto o auxilio-transporte quanto o auxilio-alimentação aos servidores estaduais da saúde que estão a disposição dos municípios.

De acordo com a deliberação, que tem como base a negociação com o Sindicato, o valor passa de R$1,80 para R$7,40 por dia no auxilio transporte, total de R$148,00 por mês. E no auxilio alimentação passará dos atuais R$2,50 por dia para R$15,00, totalizando R$330,00 por mês. O reajuste terá efeito a partir da folha de maio.

Em todas as instâncias de discussão, o Sind-Saúde/MG sempre denunciou o abandono do Estado com estes servidores que serviram e servem ao SUS. A falta de apoio dos municípios e do governo estadual estava levando a um movimento de evasão destes(as) trabalhadores(as) da atenção primária, o que impactaria de sobremaneira na estrutura da saúde pública nos municípios. A necessidade de valorização destes(as) profissionais é urgente.

Veja abaixo a publicação no Minas Gerais

municipalizados DiarioOficial

municipalizados DiarioOficial 02

*Em tempo: o Sind-Saúde observou e alertou ao Estado que na publicação trasncreveu o número da lei que trata da carreira da saúde equivocadamente. A lei correta é 15.462 e não 15.465 conforme está situada no Minas Gerais de sábado. A errata deverá ser publicada em breve.