Mudança de comportamento é crucial para o planeta

Subsecretário-geral das Nações Unidas para Questões Econômicas e Sociais diz que mundo só irá cumprir as Metas do Milênio se houver uma mudança na maneira como os recursos da terra são consumidos.

Carlos Araújo, da Rádio ONU em Nova York.

A mudança de comportamentos de consumo que não são sustentáveis é crucial para a preservação do equilíbrio ecológico do planeta.

A afirmação foi feita pelo Subsecretário-geral da ONU para Questões Econômicas e Sociais na abertura da 18ª sessão da Comissão da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável.

Mudança

Sha Zukang disse aos delegados que o mundo só irá cumprir as Metas do Milênio se houver uma mudança na maneira como os recursos da terra são consumidos.

A reunião vai debater a melhor forma de manter o desenvolvimento econômico, limitando ao mesmo tempo as atuais tendências de consumo que causam degradação ambiental.

O encontro da Comissão da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável coincide com preocupações crescentes sobre o impacto das sociedades de consumo sobre ecossistemas, clima, saúde humana e fornecimentos de água e comida.

Modelos de Negócios

A comissão vai rever formas de assistir países a implementar tecnologias verdes, ajudar multinacionais a desenvolverem modelos de negócios mais voltados para o meio ambiente e promover estilos de vida mais sustentáveis entre consumidores.

Ministros de quase metade dos Estados-membros deverão participar da sessão, que vai durar duas semanas. O evento contará ainda com a presença de representantes de mais de 1 mil organizações.

Fonte: Rádio ONU, publicado por Mercado Ético.