Mesa SUS é instaurada em Juatuba

Os trabalhadores da saúde de Juatuba receberam um importante marco para abertura institucional do diálogo e das negociações acerca das questões ligadas ao mundo do trabalho. Foi publicada no Diário Oficial do Município a Portaria nº 5, datada do dia 04 de maio de 2021, que institui a Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS. Essa é uma conquista da categoria que poderá ter as demandas discutidas nesta instância. A criação da Mesa era uma das reivindicações do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde) Núcleo Regional Betim. O Sindicato reuniu com a gestão em março deste ano, quando tratou da instalação da Mesa SUS e de outras pautas apresentadas pelos trabalhadores.

A publicação incluiu o Regimento Interno da Mesa. A composição obedecerá o princípio da paridade, ou seja, a mesma quantidade de representantes da gestão e dos trabalhadores. O Sind-Saúde irá indicar dois membros para compor a Mesa SUS.

Entre os objetivos da Mesa, está “participar dos processos negociais de caráter permanente para tratar de conflitos e demandas decorrentes das relações funcionais e de trabalho no âmbito do SUS, buscando alcançar soluções para os interesses manifestados por cada uma das partes, integrando-se, assim, ao Sistema Nacional de Negociação Permanente do SUS – SiNNP-SUS”, afirma o artigo 3º do Regimento.

Em 2018, a convite da comissão de Gestão do Trabalho do Conselho Municipal de Saúde de Juatuba,foi feita uma breve apresentação sobre a importância da Mesa SUS, que contou com a apoiadora e referência no Estado de Minas Gerais em fomentar a implementação das mesas de negociação Elizabete Silva. A criação da Mesa SUS é uma deliberação da 9ª e 10ª Conferências Municipais de Saúde de Juatuba e constam no Plano Municipal de Saúde para o quadriênio 2018-2021.

Os representantes dos trabalhadores para compor a Mesa foram escolhidos em reunião da categoria junto a direção do Sind Saúde Núcleo Regional Betim. A diretora do Sind-Saúde Núcleo Regional Betim Yara Diniz considera um avanço importante  para os servidores do SUS de Juatuba. “Refere-se à garantia legítima da participação dos trabalhadores nos aspectos que envolvem o processo de trabalho, contribui não apenas para a valorização do trabalhador, mas também, por consequência, para a melhoria das condições de trabalho e da qualidade dos serviços prestados pelo SUS”, analisa Yara Diniz.