Maternidade Leonina Leonor OCUPADA!

Nesta quinta-feira, 28/01, o movimento “Leonina Leonor é Nossa” foi fazer uma vistoria do prédio e foram surpreendidas por obras da prefeitura que estão destruindo a maternidade. Lamentavelmente todas as banheiras das salas de parto foram retiradas e destruídas.

Em momento algum a prefeitura informou o início dessas obras, e o próprio Conselho Municipal de Saúde não tem conhecimento da finalidade dessa ação. É por isso que o prédio foi ocupado e permanecerá até que se tenha respostas.

A obra no hospital, construído para atender 500 partos humanizados, está pronta há 11 anos, custou R$ 4,9 milhões para os cofres públicos e custaria mais R$ 5 milhões para abrir. Dinheiro público investido em uma maternidade que nunca pôde atender ninguém. É um completo descaso com as mulheres de Venda Nova e com o combate à violência obstetrícia e mortalidade materna e infantil.

O Conselho Municipal de Saúde conclama a todas e todos a se somarem nessa luta pela defesa do SUS e da abertura da maternidade.

O Sind-Saúde/MG repudia veementemente a atitude do Secretário Municipal de Saúde ao desrespeitar o Controle Social, o desejo e o direito das mulheres de realizarem seus partos no sistema público e humanizado.