Lançamento do Programa Superendividados

Servidores da saúde participam do primeiro módulo do curso de saúde financeira

Superendividados lancamento modulo1 curso

Créditos consignados que comprometem mais da metade da remuneração líquida dos servidores públicos da saúde e colabora para uma piora no desempenho do trabalho,  bem como a econômica do núcleo familiar. Essa é a realidade dos chamados superendividados. Uma pesquisa realizada pelo Sind-Saúde durante dois anos apontou que o perfil de servidores estaduais da saúde superendividados era crescente, pulverizado e pior: consumia uma margem altíssima dos salários e até outros benefícios como o vale transporte. Com esse diagnóstico, o Sindicato em parceria com o Procon Assembleia e apoio da Secretaria de Saúde (SES), Seplag e Secretaria da fazenda (SEF),  criou o Programa de Apoio e Negociação ao Superendividado. O lançamento do Programa aconteceu no Espaço Cidadania do Procon Assembleia nos dias 25 e 26 de junho.

A abertura do Programa contou com a presença do deputado estadual Arlen Santiago representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), do assessor especial da Secretaria de Governo (SEGOV) Rodrigo Freitas, do superintende de Gestão de Pessoas SES/MG  Bruno Porto, representando o secretário de saúde, do representante da Secretaria de Fazenda Victor Cezarini, além das diretoras do Sind-Saúde Núbia Dias e Neuza Freitas.

Superendividados lancamento modulo1 mesa

Após a Mesa de Abertura do evento, o primeiro grupo de participantes contou com um curso ministrado por educadores financeiros. Núbia Dias, que a idealizadora do programa, destaca que não apenas a economia é importante, mas também garantir que apenas 30% da remuneração líquida seja descontada como cumprimento da legislação. Núbia explica também que o programa tem três pilares. “Temos a renegociação com os bancos e tem a questão da saúde financeira do servidor. É obrigado a participação do curso. Mas também tem o terceiro pilar que é não poder pegar crédito consignado pelos próximos dois anos, porque se a pessoa continua pegando empréstimos a bola de neve não acaba” ressalta Núbia.

A professora Adriana Fileto, uma das educadoras financeiras do curso, explica o projeto do curso. “A oficina ajuda a pessoa a saber o que fazer, colocar em prática todo o conteúdo que é repassado no curso. A ideia é que os sindicalizados tenham autonomia para cuidar do próprio dinheiro. O programa de apoio ao superendividado é muito importante e o trabalho educativo é fundamental para que o servidor  vá para a negociação com os bancos sabendo seus direitos, qual o valor de prestação que cabe no seu orçamento. Por isso é um programa completo.”

Superendividados lancamento modulo1 procon

O grupo que participou das aulas nesses dias irão voltar a se reunir outras vezes durante o programa, tanto como parte das negociações como para a proposta de reeducação financeira. O coordenador do Procon Assembleia dr. Marcelo Barbosa tem uma boa expectativa para o resultado do programa. Marcelo Barbosa afirma que neste primeiro momento o objetivo é atender os servidores que estão hiper, ultra endividados para depois atender aqueles que correm menos risco com o endividamento.  Nessa primeira etapa do programa serão atendidos cerca de 450 servidores da saúde.

Veja o registro audivisual deste momento do Programa: