Jornada de Conferências em BH

CONFERÊNCIAS DE SAÚDE EM BELO HORIZONTE MOBILIZAM POPULAÇÃO POR MELHORIAS NO SUS

Belo Horizonte vista

A 15ª Conferência Municipal de Saúde de Belo Horizonte convida toda a população da capital mineira a refletir sobre o fortalecimento da saúde pública. Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, a Conferência tem o objetivo de avaliar a situação da saúde e propor as diretrizes de formulação da política de saúde através de propostas para compor o Plano Estadual e o Plano Nacional de Saúde. As conferências locais em BH acontecerão até dia 28 de fevereiro.

O Conselho Municipal de Saúde de BH deseja que as Conferências de Saúde reafirmem a saúde como um direito de todos e dever do Estado, assim como ampliem a participação da comunidade em defesa do SUS. A força da Conferência Municipal está nas suas etapas de base: 152 Conferências Locais de Saúde, que ocorrerão em cada comunidade de BH, nos Centros de Saúde. Em seguida, a etapa municipal será realizada em abril, com data a confirmar.

Para participar das etapas locais, basta procurar seu Centro de Saúde e se informar da data e horário da Conferência Local.  Nelas, cada usuário, trabalhador e gestor que vive a realidade do SUS-BH terá direito a voz e voto. Das conferências locais, sairão delegados e propostas para as Conferências Distritais, e logo após para a Municipal, até chegar no Nacional, que será realizada em Brasília, de 4 a 7 de agosto deste ano.

Contaremos também com a realização das Conferências Hospitalares nos hospitais da Rede SUS que possuem Conselhos de Saúde em funcionamento e as Conferências Livres, que ocorrerão em parceria com movimentos sociais, para trazer a militância e as lutas desses movimentos para as Conferências de Saúde.

As Conferências Distritais, as Conferências Hospitalares e as Conferências Livres irão retirar propostas e delegados para a Conferência Municipal, que será realizada em abril deste ano.

Fonte: Conselho Municipal de Saúde de BH