HGV:problema na psiquiatria

Sindicato busca MP e gestão da Fhemig para solucionar insegurança no Galba

000000reuniao vice da fhemig

Reunião com o vice-presidente da Fhemig, Wagner Ferreira, dia 24/09

O índice de acidentes de trabalho e risco também aos pacientes aumenta na Psiquiatria do Hospital Galba Veloso (HGV). Entre os motivos está a falta de profissionais de enfermagem do sexo masculino e, consequentemente, a exposição das trabalhadoras a constantes riscos de agressões. Depois de discutir a situação para buscar solução com a vice-presidência da Fhemig, o Sind-Saúde/MG levou o caso à promotoria de saúde do Ministério Público Estadual. A reunião na Fhemig aconteceu dia 24 de setembro e na Promotoria na última sexta-feira (21/09). O Sind-Saúde busca uma ação conjunta com o MP, gestão e Sindicato para resolver o problema que afeta diariamente a vida dos trabalhadores.

As trabalhadoras presentes nas reuniões relataram a dificuldade em conter pacientes em momentos de surtos com o contingente quase que pela totalidade formado por mulheres. Além da força física necessária para atuar em uma situação assim, as profissionais de enfermagem estão expostas sem nenhuma segurança aos problemas graves do Hospital. Relatos de agressão, tráfico de drogas, briga entre pacientes são constantes.

As trabalhadoras relataram que muitas vezes é necessário a presença de um homem para ajudar a conter pacientes e que isso causa risco de acidente quando a pessoa não tem preparo para lidar com a situação.

O promotor de saúde, Dr. Bruno Alexander Vieira Soares, encaminhou oficio à Fhemig  e irá agendar uma reunião para solucionar o grave problema. O Sind-Saúde/MG aguarda solução e terá também uma nova reunião com a diretoria da Fhemig para cobrar respostas.

Na  reunião com o vice-presidente da Fundação, Wagner Ferreira, as trabalhadoras relataram os problemas e o gestor se comprometeu a dar respostas imediatas.

000000- reunião galba

Reunião com promotoria da saúde, dia 24/09