Hemominas discute problemas

Representante dos trabalhadores se reúne com gestão da Fundação

15 ReuniãoHemominas 2016 12 1

As condições de trabalho na Hemominas foi tema de reunião entre o Sind-Saúde e a direção da Fundação nesta quinta-feira (15/12). Falta de pessoal, insegurança, erros na carreira do servidor e outros assuntos foram pautados durante a reunião.

Foi discutido o déficit de pessoal em todas as unidades da Hemominas, inclusive no interior, onde a situação é mais grave. Segundo a presidente da Fundação, Junia Cioffi, já foram feitos diversos pedidos junto à Seplag para realização de concurso público para suprir a demanda, mas não estão autorizando novas contratações. Junia alegou que até a substituição de servidores exonerados e aposentados existe dificuldades para reposição.

Em relação aos problemas com a insegurança enfrentados no Hemocentro de Belo Horizonte (HBH) foi acordado que será formada uma comissão de segurança para tomar possíveis posições.  Mais uma vez o Sind-Saúde cobrou o reposicionamento dos servidores técnicos de nível médio do cargo ATHH que apesar de terem mais tempo de serviço, estão em nível abaixo de trabalhadores que fizeram concurso posteriormente. O atraso se arrasta desde 2005. A Hemominas alegou que enviou os 108 nomes de servidores nesta situação à Seplag para fazer o impacto e a correção dessa injustiça.

Os trabalhadores também solicitaram à Hemomninas a inclusão em banco de horas excedentes realizadas pelos servidores que extrapolam a sua jornada em atividades de auditoria realizada pela Hemominas em hospitais contratantes.  Junia reconheceu o direito e disse que se empenhará junto ao jurídico para contemplar os servidores envolvidos nas atividades.

O Sindicato fará uma videoconferência pela Hemominas com todos os servidores das 22 unidades existentes em Minas Gerais para socializar as discussões debatidas na Mesa de Negociação. O objetivo do Sind-Saúde é buscar maior participação e conhecimento dos servidores para acompanhar as negociações.