Fim de Espera em Ibirité

Agentes de Saúde demitidas sem justificativa são readmitidas e voltam as suas atividades normais

IMG-20150428-WA0001










 

Após a Prefeitura de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, promover demissões arbitrárias e sem nenhuma justificativa de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), o jurídico do Sind-Saúde/MG conseguiu reverter a decisão e readmitiu duas servidoras municipais.

 

A reintegração ocorreu na quarta-feira, 22/05, quando as trabalhadoras já estavam a mais de três meses à espera de uma solução. De acordo com Isabel Cristina da Silva, após a notícia que ela não faria mais parte do quadro de servidores da prefeitura, ela ficou sem chão e sem saber o que fazer.

 

Ela alega que o RH da administração municipal, em momento nenhum, deu justificativas plausíveis sobre a decisão de demiti-la. Apenas que estavam precisando cortar gastos.

 

O caso de Isabel é peculiar. Aprovada em processo seletivo para ACS em 2012, ela atuou como agente durante seis meses e depois foi transferida para a administração da prefeitura. Mesmo assim, quando recebeu o comunicado de que seria demitida, eles informaram que o cargo que ela ocupava na administração não existia mais, mesmo tendo sido aprovada como ACS e remanejada pela gestão local.

 

Edna de Melo é a outra agente de saúde que havia sido desligada do quadro de funcionários da prefeitura de Ibirité. Ela declara gostar muito de atuar como ACS e nunca ter cometido faltas graves que justificassem a demissão como ela foi feita.

 

O final feliz veio com a intervenção do Núcleo Betim, do Sind-Saúde/MG, que conseguiu reverter a situação juridicamente e reintegrar as servidoras, que já voltaram as suas atividades.