Fechamento da HOGV

Trabalhadores da FHEMIG fazem Assembleia para barrar fechamento da HOGV

 

Ontem (27), os trabalhadores da FHEMIG se reuniram com o Sind-Saúde em frente a Assembleia Legislativa de Minas Gerais para discutir ações para barrar o fechamento da unidade ortopédica do Hospital Galba Velloso. O servidores votaram por uma Assembleia Geral dos Trabalhadores da FHEMIG na próxima terça-feira (1º), às 10h, em frente a FHEMIG central.

Segundo os servidores, foi confirmado, através de uma Ação Civil Pública, que a HOGV será fechada. E o motivo é o pior possível: baixa produtividade. Também já foi informado ao Sind-Saúde que o próximo passo será fechar a unidade psiquiátrica para unificar o hospital Galba Velloso ao Hospital Raul Soares, comprometendo o bom atendimento a população, além dos hospitais Amélia Lins e Alberto Cavalcante.

O Sindicato e os trabalhadores tentaram conversar com deputado Estadual Rogério Corrêa, mas ele não se encontrava no gabinete. O assessor Marco Aurélio atendeu os trabalhadores e se prontificou a marcar uma reunião entre o Sind-Saúde o deputado no dia 31 de julho (a confirmar), além de tentar também, através do gabinete, que o Secretário de Saúde, a SEPLAG e  a gestão da FHEMIG participem desta reunião.

O Sindicato afirma que a saúde não deve ser relacionada ao lucro e o foco deve ser realizar atendimento de qualidade à comunidade. A ação em vigor não foi discutida com o Sind-Saúde, não se sabe como e quando essa decisão foi tomada, já que, apesar de inúmeras solicitações, não foi possível o acesso ao documento, sendo que o Sindicato foi surpreendido com a decisão do fechamento da unidade.

Devido a gravidade da situação, todos os trabalhadores da FHEMIG precisam se unir na assembleia do dia 1º de agosto para lutar contra esse desmonte da saúde de Minas Gerais, além de convocar também os conselhos e a sociedade como um todo em grande frente em defesa da saúde pública do estado de Minas Gerais.

Não podemos deixar isso acontecer e vamos lutar até o fim. Participe, trabalhador!