Etapa Municipal da 8º+8 em Betim

Betim se prepara para a 16° Conferência Nacional de Saúde etapa municipal

conferencia de saúde cap

Mais de 70 atividades preparatórias compõem a etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de saúde, da etapa municipal da 9ª Conferência Estadual de Saúde e da 2ª Plenária Municipal de Saúde de Betim. A programação iniciou em fevereiro e a etapa final acontece nos dias 03 e 04 de abril. O Sind-Saúde Núcleo Regional Betim convida trabalhadores da saúde e usuários do SUS à participarem das jornadas de atividades que compõem o ciclo da Conferência (Veja abaixo a programação).

O Sind-Saúde Núcleo Regional Betim ressalta ainda a importância da participação da população e dos trabalhadores na Conferência de Saúde para o fortalecimento do processo democrático de participação social e para a formulação de uma política de saúde que atenda, de fato, aos anseios da população.

O controle social de Betim, por meio do Conselho Municipal de Saúde, conselhos regionais e locais de Saúde, representando os segmentos dos usuários, trabalhadores e gestores do município, debate este ano sob o tema “Democracia e Saúde”, alicerçado nos eixos temáticos: Saúde como um direito; Consolidação do SUS; e Financiamento do SUS. Essa temática é a mesma debatida na 8° Conferência Nacional de Saúde de 1986, quando foram aprovadas as diretrizes para construção do Sistema Único de Saúde. Foi escrito na Constituição que é direito de todos a saúde pública e principalmente às diretrizes que possibilitaram a implantação do SUS.

Em 2019 o mesmo tema de 1986 volta a ser debatido. O Sindicato acredita que a mobilização do país, do Estado de Minas Gerais e principalmente Betim, é fundamental para luta pelo SUS como um direito universal e de todos os brasileiros. Nesse momento histórico de defesa do Sistema Único de Saúde, entendemos que existem fragilidades e avanços, e nossa disposição é da luta intransigente de sua defesa. Não deixaremos o SUS acabar como política pública universal. Estamos unidos e unificados, usuários trabalhadores e gestores em defesa do SUS e não vamos admitir retrocessos.

Pela saúde como direito, pela consolidação do SUS e por mais financiamento.
Viva o SUS!

conferencia de saúde1