Escola de Saúde Pública de Minas Gerais

Escola de Saúde Pública de Minas Gerais celebra 73 anos, e comemora a permanência de sua autonomia

09-20-EscolaDeSaude1

Fotos: Jean Alves – Assessoria ESP

Os 73 anos da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), foi marcado por uma celebração que aconteceu nesta quarta-feira, às 9h30, durante reunião da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, no auditório da ALMG. Por requerimento da deputada Beatriz Cerqueira (PT), a escola recebeu votos de congratulações pela passagem da data.

Durante audiência de homenagem, foi celebrada a derrubada da PL368 que extinguia a Escola e passava a ser um órgão subordinado à SES, teve participação de 73 deputados, e 68 foram favoráveis à manutenção da ESP e de sua subordinação técnica à Secretaria de Estado da Saúde.

A grande vitória da retirada do PL368, só aconteceu porque houve um trabalho articulado entre todos os servidores, que passaram diariamente a percorrer os corredores e gabinetes da Assembleia pautando o tema.

09-20-EscolaDeSaude2

A diretora do Sind-Saúde, Núbia Dias, esteve presente na audiência e para ela a Escola de Saúde é um patrimônio histórico que deve ter sua importância e autonomia reconhecida, “A Escola de Saúde nunca foi tão reconhecida como nesse período, assumiu sua autonomia, e isso não pode ser flexibilizado em contrato ou em qualquer outro tipo de natureza de gestão que não seja a gestão participativa da escola, e a gestão de processo de trabalho, que executou com excelência nos últimos anos.

Núbia também destacou o papel relevante da Escola de Saúde, que representa a formação desde Agentes Comunitários, até cursos de especialização, inclusive na discussão sobre direito sanitário e tem sido de grande valia na manutenção do Sistema Único de Saúde em Minas Gerais. “A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais é a primeira no país a trabalhar o SUS, a sua formação especifica e a sua articulação em diversos setores do Sistema Único de Saúde”, relembra a diretora de Organização.

Primeira escola de saúde pública a ser criada no Brasil, seu objetivo é fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), produzindo e disseminando conhecimentos juntamente a usuários, trabalhadores e gestores, por meio de ações educacionais e de pesquisa.

09-20-EscolaDeSaude3

Desde a sua fundação, em 1946, mais de 300 mil trabalhadores foram qualificados por esta instituição. Em 2017, o curso recebeu da agência de Acreditação Pedagógica vinculada à Associação Brasileira de Saúde Coletiva, o certificado de excelência na formação de sanitaristas no Sistema Único de Saúde. Hoje a ESP-MG tem uma carteira diversificada de cursos livres, presenciais e a distância, cursos técnicos e de pós-graduação, referência para todos os trabalhadores do SUS em Minas Gerais.

O Sindicato Único de Saúde de Minas Gerais parabeniza a todos os trabalhadores que fizeram, ao longo desses anos, uma história bonita de compromisso com a saúde de todos os mineiros e agradece os serviços prestados para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.