Direito de greve na enfermagem

Mudança na portaria só depende do Cofen agora

26 - Reunião Coren  Direito de greve

A polêmica Deliberação 176/2007 do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/MG)  foi encaminhada para o Conselho Nacional de Enfermagem (Cofen) para ser alterada. O Sindicato Único dos Trabalhadores em Saúde (Sind-Saúde/MG) esteve reunido com o Coren durante todo o ano de 2015 para acertar a supressão total do trecho da deliberação que impõe critérios a realização da greve. A gestão atual do Coren reconhece que o direito de greve deve ser respeitado e a definição do movimento é uma faculdade da categoria, que tem autonomia de fazê-lo, conforme legislação federal.

Para que a modificação aconteça, o Cofen deve ser notificado. Por isso, a documentação já está em Brasília. A informação foi dada pela direção do Coren em reunião com o Sindicato nesta terça-feira (26/01). A diretora do Sind-Saúde/MG afirmou que buscará agilizar o processo em encaminhamento no Fórum Nacional de Enfermagem, no qual o Cofen tem assento na mesa. O Fórum se reúne uma vez por mês. A data da reunião de fevereiro ainda não foi divulgada.

Reunião Coren Direito de greve