Dia do servidor o que se comemorar?

Sind-Saúde Núcleo Regional Betim traz uma reflexão para o dia do servidor público

servidor-publico 1

No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.

Foi oficialmente reconhecido através da promulgação do Decreto 1713 em 28/10/39. Criou-se, a partir daí a figura do “funcionário público”. Em 1943, o Presidente Getúlio decretou que essa data seria um marco para a classe trabalhadora e, então, um feriado comemorativo.

O ingresso no serviço público passou a ser somente através do concurso público. Essa foi uma das maiores conquistas para o Estado. A qualificação passou a ser uma das características essenciais dos quadros no serviço público. Conforme a constituição de 1988.

Com o concurso, a administração pública ganhou mais por ter profissionais e equipes cada vez mais capacitadas e qualificadas. O Estado passou a ser um campo laboral, de produção e de excelência!

Hoje no século XXI somos a justificativa para gestão incompetente, passamos por tantas humilhações, desrespeito e assédio moral escancarado. Os ataques ao serviço público do país são vistos como parte de uma política entreguista e neoliberal econômica que quer criminalizar o servidor público, para que a população acredite que é melhor privatizar e vender tudo. Vivemos uma criminalização dos servidores públicos, que passaram a ser vistos como privilegiados, detentores de altos salários, que não trabalham e atende mal a população. Essa política neoliberal engessa e impossibilita o Estado de implantar políticas públicas. É o colapso do atendimento básico como serviços da saúde, educação e assistência social.

Somos a justificativa para variados pacotes de maldades, contratos emergenciais, compras sem licitação, terceirização e etc. E hoje EC n ° 95/16, que é o mais profundo e duradouro plano de austeridade já visto no mundo, que congela investimentos na saúde e educação por 20 anos; Plano de Demissão Voluntária – PDV – MP n° 792/17; jornada de trabalho reduzida com redução de salários – MP n° 792/17; Reforma Trabalhista – Lei n° 13.467/17, e o Decreto do Trabalho Escravo, que sepulta de vez o combate ao trabalho escravo no Brasil, aprovação de uma reforma previdenciária.

De fato, não há muito que comemorar, vivemos tempos sombrios, de luto e luta contra o desmonte dos servidores públicos.

Portanto, hoje rechaçamos todas essas medidas, pois elas não atingem apenas os servidores públicos, mas toda a classe trabalhadora e toda evolução das áreas sociais.

Quantas vezes, nós trabalhadores da saúde, nos deparamos para atendimento sem respirador, ambuzamos o paciente; sem o colchão, improvisamos o leito; sem a seringa adequada, usamos a nossa maestria para fazer o melhor, de forma menos traumática com o que temos… Quantas mãos se revezam na massagem cardíaca, enquanto se busca o equipamento para o salvamento?

A omissão dos Governantes mata e nós, por compromisso e amor ao nosso trabalho, salvamos…

Governos passam! E nós, continuaremos servindo ao público! Somos exemplo para as novas gerações! Exemplo de dedicação, profissionalismo, coragem e luta!

Recuamos algumas vezes, para nos fortalecer e enfrentar novas batalhas. Continuaremos servindo ao público! Somos exemplo para as novas gerações! Exemplo de dedicação, profissionalismo, coragem e luta!

Que reafirmemos sempre a necessidade da luta em defesa dos servidores, do serviço público de qualidade e, principalmente, da população que necessita deles por um SUS integral e de Qualidade para todos. E essa luta passa, obrigatoriamente, pela conscientização do povo brasileiro sobre o que os três Poderes e as elites financeiras reservam ao futuro do nosso país.

O Sind-Saúde Núcleo Regional Betim tem orgulho de representar a classe trabalhadora da saúde. E, nesse dia, parabenizamos cada um de nossos colegas pela excelência no serviço prestado! Servir sempre, ser subserviente, jamais!

A palavra de ordem hoje é LUTE SEMPRE!!