Dia 02/10: Assembleia com paralisação

Data-base se aproxima ao mesmo tempo em que cenário das contas do Estado pode ter sinais de melhora: servidor(a) da saúde, não deixe passar esse momento!

Cartaz 02 de OUTUBRO com paralisação site

Pelo prazo estabelecido pela política remuneratória, o governo de Minas deve fazer algum anúncio sobre a concessão de reajuste salarial. Essa é a expectativa do funcionalismo estadual que aguarda o pronunciamento ao mesmo tempo em que acompanha a volta do crescimento das receitas de Minas Gerais. Um sinal que o Estado pode estar próximo de sair do Limite de Responsabilidade Fiscal (LRF), a “trava” usada como argumento pelo governo Pimentel para negar os reajustes salariais nos últimos anos e o cumprimento do acordo de greve na saúde.

É nesse cenário que o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) convoca Assembleia Geral para o dia 02 de outubro (segunda-feira) às 10 horas no hall da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O momento é crucial para a campanha salarial de 2017.

Na última assembleia, os servidores da saúde do Estado aprovaram a reivindicação de um reajuste de 35% para todos – estendido aos aposentados – e salário mínimo mais 10% para os trabalhadores do SUS dos municípios. Em seis anos, as perdas salariais dos servidores do Estado, por exemplo, vão de 6,9% no caso dos auxiliares podendo chegar a 30% para os analistas, conforme estudos do Dieese.

Além da reivindicação de reajuste salarial, os trabalhadores da saúde também incluem pautas especificas para a SES/MG, Fhemig, Funed, Hemominas, ESP/MG, Unimontes, SAMU e diversas prefeituras de Minas Gerais.