Mobilização dos AUGAS

augas 18 site

Em assembleia dos Auxiliares Gestão e Assistência à Saúde (AUGAS) da Secretaria Estadual de Saúde (SES/MG), os trabalhadores decidiram iniciar uma mobilização dos servidores para enfim conseguirem um tratamento isonômico por parte do governo. Organizada pelo Sind-Saúde/MG, a assembleia aconteceu nesta segunda-feira (17/03) na Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG) e contou também com a participação das demais carreias da SES. Uma semana antes, chamados pelo Sindicato, os trabalhadores lotaram a sala que aconteceria reunião entre o secretário adjunto, Wagner Ferreira e o Sind-Saúde e entenderam melhor a política de exclusão e a estratégia de dividir a categoria que o governo vem praticando durante as negociações.

Os AUGAS, bem como os trabalhadores de cargos TGS e Analistas da SES, foram excluídos pelo governo em todas as negociações do ano passado. O sentimento de maior revolta, segundo os trabalhadores, foi a discriminação do governo em criar uma gratificação apenas para uma carreira das cinco existentes na SES.

Outros pontos foram levantados na reunião entre os trabalhadores e o Sindicato. O aumento do vale-transporte, que hoje é de apenas R$39,00, a reestruturação da carreira com o reposicionamento conforme a escolaridade dos servidores e a melhoria da assistência prestada pelo Ipsemg foram algumas das reivindicações feita pelos trabalhadores.

O Sind-Saúde/MG esclareceu aos trabalhadores que todos estão na pauta de reivindicação que o Sindicato protocolou, tanto deste ano quanto de 2013.

Os trabalhadores elegeram 3 representantes para acompanhar o processo de negociação com o governo e apontaram a necessidade de mobilizar os Augas que estão lotados nas Gerências e Superintendências Regionais de Saúde (GRS e SRS), estimular as demais carreiras para vir para a luta e dizer ao governo que a SES também é saúde.

Veja também a matéria sobre a reunião com o secretário adjunto, acompanhada por dezenas de servidores