Concursados da SES exigem nomeação

Ontem, 16/02, foi realizada na Cidade Administrativa uma reunião entre os concursados da Secretaria Estadual de Saúde e representantes do governo para debater o cronograma das nomeações.

421540b7-1e00-4525-89ca-9822606a2ce1

 

Quem resolveu se inscrever para o concurso da Secretaria de Saúde, em 2014, não imaginava que após a aprovação ainda teriam que enfrentar muitas dificuldades para conseguir de fato tomar posse na SES. Quase dois anos se passaram desde a realização do concurso e dos 1292 aprovados, apenas 284 foram chamados até agora.

Com o objetivo de debater essa situação, ontem, 16/02, foi realizada na Cidade Administrativa uma reunião entre concursados, representantes da SES, Sind-Saúde e também o deputado Dr. Jean Freire, representante da comissão de saúde da ALMG

O governo manteve o discurso de que há um déficit orçamentário e que a Lei de Responsabilidade Fiscal impede as nomeações imediatas. Mais uma vez, a postura do estado é de jogar para as costas do trabalhador o peso dessa crise. A comissão de concursados critica que o limite prudencial parece valer só para a SES, já que outras instituições estão tendo nomeações, como é o caso da Educação e Segurança Pública.

Mas a mobilização dos concursados cada vez mais se fortalece e alguns passos importantes estão sendo dados. Diante da omissão do governo frente à reinvindicação pelas nomeações, uma comissão de concursados entrou com uma Ação Civil Pública exigindo a substituição dos contratos administrativos e terceirizados por concursados. A decisão foi acatada, mas somente para substituição dos contratos. Assim a SES tem até o dia 09 de maio para nomear 68 concursados. Segue em andamento a liminar referente à substituição dos terceirizados.  

Outra posição do governo foi de começar um levantamento na Secretaria do número de desligamento por aposentadorias, morte e afastamento para então realizar novas nomeações.

Mais compromisso

A comissão dos concursados exigiu do governo mais compromisso com a saúde e com os trabalhadores(as). Foi ressaltado que passamos por um momento delicado na saúde pública, com o avanço da dengue, Zika e chikungunya e que é dever do estado investir em condições para construção de um plano de combate e conscientização. A nomeação de todos(as) os concursados(as) neste momento certamente fortaleceria a SES e os reflexos seriam sentidos pela sociedade.

Agenda

A próxima reunião com o governo será realizada no dia 19 de abril. Já na próxima semana, 24/02, quarta, às 09h, será realizada uma Audiência Pública para debater as nomeações na SES. Concursados da capital e do interior de Minas Gerais estão sendo convocados.


O Sind-Saúde vai seguir pressionando o governo e fortalecendo a luta dos concursados pela nomeação de todos os aprovados no concurso da SES. Pelo direito dos(as) trabalhadores(as) e por uma política de saúde que atenda à população!