Ato em defesa da saúde

Neste dia 07 de abril – Dia Mundial da Saúde – o Sind-Saúde realiza Ato em Defesa do SUS e Contra o Golpe – na Praça Sete, a partir das 14h. Venha participar!

Saude contra golpe

No dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde que neste ano, no Brasil, transcorre em um período de ameaça à ruptura democrática. O nosso Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores do mundo ao universalizar o acesso a mais de 200 milhões de pessoas, é uma conquista do povo brasileiro.

Conquistas do povo só são possíveis em ambientes democráticos, é por isso que, neste momento da nossa história e neste dia 07 de abril – Dia Mundial da Saúde – especialmente , é preciso nos mantermos alertas para defender nossa grande conquista que é o Sistema Único de Saúde. O dia 07 de abril também será de luta contra o aedes aegypti, a outra praga que atormenta o Brasil neste primeiro semestre de 2016.

As entidades progressistas brasileiras alertam: se a ruptura democrática evoluir na forma de golpe contra o mandato da presidente Dilma Rousseff,  a saúde pública correrá sérios riscos de ser entregue aos interesses privados. Lembremos das disputas que as verbas públicas despertam nos ‘insuspeitos’ membros do Congresso Nacional.

Em todo o País, entidades como os Conselhos Nacional e Estaduais de Saúde estarão se mobilizando para transformar o Dia Mundial da Saúde, 07/04, em Dia de Luta Nacional pela Democracia. A ideia é que cada entidade organize o movimento no seu raio de atuação de forma abraçar um símbolo do SUS na cidade, em defesa da democracia e contra a epidemia de dengue.

O Sind-Saúde e centenas de outros sindicatos e movimentos sociais progressistas estarão engajados nessa luta porque entendem a riqueza que o SUS representa para o povo brasileiro. A ameaça à democracia e ao avanço social simbolizado pelo SUS conclama-nos a nos unir para defendê-los.

A dengue pode matar e devemos nos unir para combater o mosquito. Da mesma forma que se for golpeada a democracia, teremos um tempo nebuloso de caça aos direitos dos brasileiros, duramente conquistados tal como o direito à saúde. Afinal, como se sabe, investir na saúde pública e no SUS é garantir distribuição de renda neste país de renda ainda intensamente concentrada.