2º Dia de Greve com manifestações

Servidores da saúde irão avaliar documento do governo na próxima segunda-feira (11)

Manifestacao Julia HJK 1

O segundo dia de greve dos servidores da saúde teve protestos e mais adesão da categoria ao movimento nesta sexta-feira (8/11). Na parte da manhã, servidores da Fhemig fizeram um ato na porta do Hospital Julia Kubitscheck (HJK) e chamaram a atenção da população. Outro protesto do calendário grevista aconteceu na Funed. Trabalhadores cobraram na porta da presidência da Fundação a revisão da Giefes e os pontos de pauta da greve. Já os servidores da Hemominas também se reuniram como atividade de greve. O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) convoca os servidores da saúde para Assembleia Geral na próxima segunda-feira(11/11) para analisar o documento entregue pelo governo.

Em reunião com o Sindicato na quinta-feira (7/11) – primeiro dia de greve da saúde – o secretário de Planejamento e Gestão Otto Levy se comprometeu a enviar a entidade sindical um documento para ser lido para os servidores em assembleia.

Os trabalhadores reivindicam três pontos como cobrança da greve: a isonomia na negociação entre servidores da saúde e segurança; a extensão da gratificação Gages na Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o fim das discussões sobre implantação de Organização Social (OS) na Fhemig.

Durante a reunião com o governo, o Sindicato argumentou que na legislação do Sistema Único de Saúde (SUS) as políticas públicas devem ser aprovadas pelo controle social, no caso do governo mineiro representado pelo Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG). Acontece que o Conselho determinou pela não implementação das chamadas OS ou de qualquer repasse da gestão para a inciativa privada. O entendimento dos conselheiros é que o modelo mercadológico da saúde previsto com a privatização é um prejuízo tanto do ponto de vista de gestão do estado quanto para a população atendida pelo SUS.

07 Reuniao Governo PrimeiroDiaDeGreve

Reunião com o governo aconteceu na tarde dessa quinta-feira (7)

Em relação ao tratamento isonômico para concessão de reajuste, o Sind-Saúde defendeu que a mesma inflação acumulada que os servidores da área da segurança sentiram ao longo dos anos também é percebida pelos trabalhadores da saúde que historicamente padecem de uma valorização na carreira. Recentemente o governo afirmou na imprensa que reconhece uma perda inflacionaria de 28,82% para os trabalhadores da segurança.
Já sobre a Gages, o Sindicato afirmou aos representantes do governo que a criação dessa gratificação desestabilizou as carreiras na SES já que os últimos editais de concurso não previam especificações de funções e os servidores da SES acabam desempenhando as mesmas competências que em tese justificaria a chamada gages.

O governo aproveitou a reunião para também informar sobre o parcelamento dos salários e o 13º deste ano. Segundo Otto Levy, a regularização do pagamento depende da aprovação do legislativo para antecipar R$5,2 bilhões de repasses dos recursos do nióbio.

ASSEMBLEIA GERAL DOS SERVIDORES DA SAÚDE:

SEGUNDA(11/11) ÀS 12 HORAS NO PÁTIO DA ALMG

Manifestação no HJK: