13º PARCELADO

Governo anuncia que pagamento de 13º salário será parcelado para todos os servidores

07 12reuniao governo
Além do atraso, os servidores públicos de Minas Gerais receberão o 13º salário parcelado, com primeira data de pagamento para o dia 22 de dezembro. A notícia foi anunciada na manhã desta quarta-feira (07/12) pelo Secretário da fazenda, José Afonso Bicalho, durante a reunião de Mesa de Negociação Sindical Permanente.

Como se não bastasse, como vem ocorrendo desde agosto de 2016, o pagamento dos salários mensais dos servidores também será dividido em escalas de acordo com o valor nós próximos três meses.

O parcelamento do 13º se aplica independentemente do salário do trabalhador, que contava como pagamento integral da renda extra para pagamento de dívidas e planejamentos de fim de ano. O anúncio veio um dia após o governador Fernando Pimentel encaminhar a Assembleia Legislativa o pedido de autorização do reconhecimento de calamidade financeira do estado.
 07 12 governo reuniao renato
Como o Sind-Saúde, os sindicatos presentes na reunião se indignaram com o anúncio e tentaram negociar para que os servidores que recebessem até 3 mil reais tivessem o pagamento do 13º integral, mas, como já era de se esperar, o Governo não estava disposto ao diálogo. O modelo de reunião é apenas informativo e os representantes dos servidores não conseguem a chance de expor as consequências para os trabalhadores dessas decisões tomadas pela gestão.

TABELA DE PAGAMENTOS

13º SALÁRIO:

22/12/2016 – Metade do salário para todos os servidores.
24/01/2017 – Pagamento de até 3 mil reais por servidor;
– Servidor que recebe 6 mil reais líquido, pagamento integral.
24/03/2017 – Pagamento do saldo remanescente para servidor que recebe acima de 6 mil reais.

SALÁRIO MENSAL:

1ª escala (até 3 mil reais) – 11 de janeiro; 10 de fevereiro; 10 de março
2ª escala (até 6 mil reais) – 17 de janeiro; 17 de fevereiro; 17 de março
3ª escala (mais de 6 mil reais) – 20 de janeiro; 21 de fevereiro; 21 de março

Veja as declarações ao final da reunião:

Leia também: Por pagamento integral e 13º salário, Sindicato entra com mandado de segurança contra governo